Época balnear arranca este fim de semana com mais 20 praias que no ano passado
A época balnear de 2022 começa este fim de semana e Portugal conta com 594 praias de banhos, mais 20 do que no ano passado. O anúncio foi feito pela Agência Portuguesa do Ambiente na tarde desta quinta-feira.
Corpo do artigo
Nas 594 praias, a vigilância e a assistência a banhistas estão asseguradas por nadadores salvadores, segundo a portaria hoje publicada e que define as datas onde a época balnear arranca em cada município. A 7 de maio iniciar-se-á em várias praias dos concelhos de Cascais, Porto Santo e Porto Moniz. A 15 de maio juntar-se-ão diversas praias no distrito de Faro. A 1 de junho, a maioria das praias no centro e sul do país.
A aplicação Info Praia está novamente ativa para facilitar o acesso à informação atualizada sobre a lotação das praias e a qualidade da água. No ano passado, a utilização desta aplicação era recomendável para respeitar as regras impostas pela pandemia, quando era proibido frequentar uma praia lotada sob pena de multa. Este ano, sem essas regras, a utilização da Info Praia passa a ser informativa.
Na lista que define as praias de banhos para esta época balnear surge como novidade ao longo da costa a Praia Norte, na Nazaré, onde o município tem vindo a assegurar a vigilância da praia há alguns anos e onde se prevê uma futura concessão balnear com apoio de praia completo. Até lá são disponibilizadas casas de banho e vigilância a banhistas pela autarquia.
No interior do país, há alterações no que diz respeito a praias de banho com vigilância. A Praia do Troviscal, na Sertã, e do Cavadinho, em Braga, saem da lista, mas entra Navarra, no mesmo concelho. As restantes novidades pelo país com vigilância por nadadores salvadores são a Devesa e Rapoula do Côa, no Sabugal, Ucha, em São Pedro do Sul, Bairrada, em Ferreira do Zêzere, Albergaria dos Fusos, em Cuba e a Barragem de Odeleite, em Castro Marim.