Tal como em 1578, quando uma frota portuguesa partiu de Lagos sob o comando de D. Sebastião e rumou a Marrocos, a costa marroquina voltou a ser palco de uma “invasão” lusitana. Desta vez, a armada era composta por veículos 4x4 que integraram a Expedição Alcácer Quibir, organizada pelo Clube Escape Livre.
Corpo do artigo
O objetivo da Expedição Bridgestone First Stop Alcácer Quibir powered by JEEP foi o de combinar a emoção da aventura todo-terreno com a evocação de um dos momentos mais emblemáticos da história de Portugal.
Meia centena aventureiros, a bordo de mais de duas dezenas de 4x4 liderados por uma armada da marca JEEP – com destaque para os novos JAvenger 4xe – reuniram-se em Lagos, ponto de partida de D. Sebastião há 477 anos, para embarcar nesta moderna demanda rumo a Marrocos.
A “moral das tropas” foi reforçada pelos votos de boa viagem da vereadora Sara Coelho e de Artur Jesus, da Câmara Municipal de Lagos, que acompanhou os participantes numa visita guiada à cidade.
Viagem até Arzila
A aventura prosseguiu pelo Algarve em trilhos off-road, culminando numa visita ao porto de Cádiz, antes da travessia do Mediterrâneo rumo a Tânger.
Já em Marrocos a expedição explorou a confluência do Mediterrâneo e do Atlântico, seguindo pela costa até à histórica Fortaleza de Arzila, ponto de partida terrestre de D. Sebastião para Alcácer Quibir, enquanto as naus aguardavam em Larache.
De Larache, após uma noite de descanso, a moderna armada partiu à descoberta de Alcácer Quibir. O percurso incluiu a visita à antiga ponte sobre o Oued Mazakhen, atravessada pelas tropas portuguesas, o monumento evocativo da “Batalha dos Três Reis” e o Mausoléu de Abdel Malek em Souaken, culminando na chegada aos terrenos que testemunharam o fatídico confronto de 1578.
Os novos JEEP Avenger 4xe e os pneus Bridgestone demonstraram as suas capacidades em exigentes trilhos off-road marroquinos.
A expedição explorou ainda Alcácer Quibir, com o seu jardim principal adornado por laranjeiras e um mural alusivo à batalha, e os vestígios da antiga casa do Alcaide, onde se crê que o corpo de D. Sebastião foi depositado. O dia terminou com uma visita à Fortaleza de Larache, cidade que D. Sebastião nunca conquistou.
O derradeiro dia de todo-terreno reservou uma etapa especial: a descida até à areia da praia onde outrora estiveram ancorados os navios portugueses, com a caravana a percorrer vários quilómetros rumo a Arzila, proporcionando uma experiência de condução inesquecível num local carregado de história.
O historiador Joel Cleto acompanhou a expedição a convite do Escape Livre, enriquecendo a viagem com descrições históricas dos acontecimentos de 1578 nos locais visitados. Estes momentos serão em breve recordados nos programas “Caminhos da História”, no Porto Canal.
Aventura e performance
Para Roberta Cruz, coordenadora de marketing da Bridgestone Portugal “a presença da Bridgestone neste evento do Clube Escape Livre reforça a nossa conexão com a aventura e a performance".
"É uma oportunidade valiosa para mostrar de forma versátil como o nosso portefólio de pneus se adapta aos mais diversos terrenos, sempre com segurança e confiança”, sublinhou.
No mesmo sentido, Mário Mendes, diretor ibérico da First Stop referiu que “esta parceria de longa data com o Clube Escape Livre tem, nesta edição, mais uma vez um duplo sentido para a nossa organização. Por um lado, o profissionalismo, a excelência na organização e a qualidade prestada a todos os participantes são valores em que nos revemos e nos identificamos na nossa rede, pelo que esta ligação continua a fazer todo o sentido e só a queremos fortalecer. E esta expedição com é um testemunho do que estes veículos, quando bem acompanhados por oficinas de alta performance, são capazes de fazer”.
Já para Sara Bravo Diretora de Comunicação da JEPP Portugal, “a expedição foi uma oportunidade única para demonstrar as capacidades do novo Avenger 4xe".
A caravana foi liderada pelos JEEP Wrangler e Renegade, e contou com a participação especial dos novos Avenger 4xe e teve a presença da nova embaixadora da matrca, Marta Geadas Durán.
"Esta expedição não só recriou um momento histórico, mas também mostrou a força e a versatilidade dos nossos veículos em terrenos exigentes. Os valores desta viagem integram-se perfeitamente com os valores da marca de liberdade, aventura, autenticidade e paixão", concluiu Sara Bravo.
Aventura especial
Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, fez questão de destacar que “de todas as aventuras que o Escape Livre organizou a Marrocos, esta terá sempre um lugar especial para todos os que a viveram".
"Seguir os trilhos de um momento tão impactante da História de Portugal, poder ouvi-la contada por Joel Cleto e, pelo caminho, sentir as emoções da condução todo-terreno em Marrocos, nomeadamente na etapa da praia de Larache, foi uma aventura marcante, registada com a entrega do troféu SPAL e que só foi possível graças também ao entusiasmo dos nossos parceiros Bridgestone, First Stop e JEEP! Porque para entender a história, nada como vivê-la”", concluiu.