Um casal escocês decidiu voluntariar-se para caminhar 1000 km a pé, de Portugal a Marrocos, na esperança de chamar a atenção para a problemática das crianças com autismo e suas famílias. A viagem começou a 17 de junho, em Lisboa, e vai parar em 30 cidades ao longo das costas de Portugal, Espanha e Marrocos, onde esperam chegar dentro de um mês.
Corpo do artigo
Scott Wilson Jr., de 25, e Nadine Jandu, de 24, moram em Fife, na Escócia. Decidiram voluntariar-se para o "Autism"s Dunya", uma organização não-lucrativa em Marrocos, na esperança de que a sua viagem a pé chame a atenção para esta causa. Durante 30 dias, a sua caminhada pretende angariar fundos para o projeto de verão da organização não-lucrativa, que vai decorrer em Larache, Marrocos.
Este domingo, o casal encontrava-se no terceiro dia da viagem, deslocando-se entre a freguesia da Marateca (Palmela) e o município de Alcácer do Sal. Também farão paragens em Grândola, Santiago do Cacém, Porto Covo, Cabo Sardão, Odeceixe, Bordeira, Sagres, Burgau, Portimão, Albufeira, Faro, Tavira e Monte Gordo. No total, vão percorrer 454 km pela costa portuguesa até chegarem à fronteira com Espanha. Depois de percorrerem algumas cidades espanholas, vão apanhar um barco em Tarifa para Tânger, Marrocos.
Devido à pandemia, a "Autism"s Dunya", uma organização sem fins lucrativos criada em 2018, decidiu mudar o seu método habitual de funcionamento e, este ano, optou por uma campanha GoFundMe: ou seja, esta experiência de voluntariado pretende ajudar a financiar os seus projetos futuros em Marrocos.
Uma forma "divertida" de ajudar
"Fiquei honrado por ter sido aceite numa organização tão incrível como a "Autism"s Dunya" e imediatamente comecei a pensar em como poderia levar o crowdfunding a um nível totalmente novo", diz Scott Wilson Jr., citado num comunicado enviado à imprensa. "Quanto mais falávamos, mais percebia o quanto acreditava no projeto".
Conhecido pelo seu trabalho enquanto produtor musical (com o pseudónimo B O K Ë), Scott Wilson Jr. optou por fazer algo mais do que apenas angariar fundos para a organização, optando por "caminhar um pouco mais" a fim de ajudar a organização a angariar os fundos necessários para atingir o objetivo, de uma forma divertida mas desafiante.
"Quando deparei com o perfil de "Autism"s Dunya" e conheci sobre os projetos em Marrocos para estas crianças com autismo, tive de me aproximar e perguntar como me poderia envolver. Quanto mais falávamos, mais percebia o quanto acreditava no projeto que ela estava fazendo por estas crianças e pelas pessoas à sua volta", explica.
Nadine Nandu, depois de ter discutido a ideia com Scott durante várias semanas, decidiu acompanhá-lo na viagem por perceber o quanto significava para ele ir nesta aventura.
"Quando ele me falou do "Autism"s Dunya", tocou o meu coração. Eu não fiquei chocada - senti-me inspirada. Somos uma equipa, claro que tive que fazer essa viagem com ele", explica.
A viagem pode ser acompanhada através dos post diários nas redes sociais e vlogs publicados no canal de Youtube de Scott Wilson Jr.
Esta organização sem fins lucrativos pretende colmatar a falta de serviços em torno da intervenção e diagnóstico precoce, ao mesmo tempo que ajuda a equipar a comunidade com as Habilidades de Ligação, Comunicação e Apoio às Crianças com Autismo.