A proibição do telemóvel nas salas de aula e recreio do Agrupamento de Escolas Soares dos Reis, em Vila Nova de Gaia, vai entrar em vigor até ao final do ano. A decisão foi tomada a pensar "na saúde dos alunos", de forma a promover a socialização e a combater o bullying.
Corpo do artigo
Apesar de ter sido aplaudida entre pais e professores, a decisão não é consensual entre os alunos, sobretudo os mais velhos. A medida vai abranger cerca de mil alunos do 2.º e 3.º ciclos. Os estudantes serão aconselhados a não levar o smartphone para a escola, mas caso o façam, o mesmo deve ficar na mochila durante o tempo letivo.
O Agrupamento de Escolas Soares dos Reis segue assim o exemplo de outras instituições escolares, como o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, que adotou a medida neste ano letivo, ou a Escola Básica de Lourosa, em Santa Maria da Feira, que tomou a decisão em 2017.
Em setembro, no arranque do ano letivo, o Ministério da Educação recomendou a proibição do uso do telemóvel até ao 2.º ciclo, ou seja, até ao 6.º ano de escolaridade.