Mais de 30 escolas do ensino secundário assinaram o apelo à luta " Faz-te ouvir!", promovida pelo movimento "Voz aos Estudantes".
Corpo do artigo
Até à próxima sexta-feira, mais de 30 escolas secundárias e associações de estudantes de todo o país estão numa "semana de luta" organizada pelo movimento "Voz aos estudantes", com a realização de pinturas de faixas, concentrações e concertos. O lema desta iniciativa é o “Faz-te ouvir", que conta com um apelo de luta assinado pelas escolas aderentes.
Maria Gaspar, estudante do secundário da escola Quinta das Flores, em Coimbra, enumerou algumas reivindicações, destacando a urgência da realização de obras em alguns edifícios escolares, referindo a importância de "acabar com a chuva nas escolas e o frio nas salas de aula".
A estudante salientou também a necessidade de colmatar a falta de professores, a sobrecarga horária dos alunos do ensino profissional, a falta de transportes públicos e a "injustiça que é os exames nacionais". Maria Gaspar acrescenta a falta de democracia que existe em algumas escolas, salientando casos em que as direções proíbem a realização de reuniões gerais de alunos.
Maria Gaspar tenta mobilizar alunos de Coimbra para esta causa, afirmando que muitos ainda desconhecem esta iniciativa. No seu apelo à luta, os promotores da acção desafiam os alunos de todo o país a enviarem mensagem para o Instagram do movimento "Voz aos Estudantes", para saberem se há mais estudantes da sua escola ou região que fazem parte do projeto, ou para contactarem com a associação de estudantes do seu estabelecimento escolar. Além disso, podem enviar denúncias de problemas nas escolas e juntar mais amigos e colegas ao projeto.