Escolha de Pinto Luz por Faro é "inaceitável", dizem concelhias do PSD Algarve
As concelhias do PSD Algarve criticaram, esta segunda-feira, a escolha de Miguel Pinto Luz, vice-presidente do partido, como cabeça de lista pelo círculo de Faro ao Parlamento.
Corpo do artigo
Numa carta, citada pelo "Sul Informação", as 16 concelhias sociais-democratas do Algarve consideram "inaceitável escolher um candidato sem residência ou ligação efetiva à região". Pinto Luz, recorde-se, é vice-presidente da Câmara de Cascais, no distrito de Lisboa.
"Esta escolha tem gerado um grande descontentamento entre os militantes do PSD no Algarve, manifestado através de inúmeras reclamações e até ameaças de desfiliação do partido", lê-se na missiva.
Embora salientem que a decisão de indicar Pinto Luz como cabeça de lista é "estatutariamente legítima", as concelhias do PSD revelam que preferiam que o escolhido tivesse sido Cristóvão Norte. Este, recorde-se, tinha sido deixado de fora das listas em 2022 pelo então líder do partido, Rui Rio.
Na carta, sublinha-se que Cristóvão Norte foi escolhido "de forma unânime por todas as Comissões Políticas do Algarve, em virtude da sua capacidade e trabalho exemplar em prol da região ao longo de mais de duas décadas".
Esta segunda-feira, à CNN, Pinto Luz frisou que tem ligações famíliares ao Algarve, pela via de um avô paterno, e também a nível profissional, por lidar com questões de turismo.