Espanhola Ignis Energia expande-se para Portugal e quer agregar 1 GW até final de 2025
A empresa Ignis Energia, do grupo espanhol Ignis, anunciou hoje que vai expandir a sua atividade em Portugal, pretendendo agregar mais de um gigawatt (GW) de produção renovável até ao final do próximo ano.
Corpo do artigo
Em comunicado, a empresa explica que Portugal foi o país escolhido para a empresa iniciar a sua atividade de expansão como "agregador de centrais de energias renováveis".
O objetivo é, de acordo com a Ignis Energia, "otimizar a sua participação em mercados de serviços de sistema para aumentar a competitividade dos ativos renováveis".
A empresa explica que está a trabalhar com a REN para "concluir a habilitação completa nos distintos mercados de sistema e poder participar em todos os mercados portugueses com centrais renováveis", esperando concluir este objetivo no início de 2025.
Em Espanha, a empresa passou de representar 500 megawatts em 2019 para mais de 7500 megawatts de todo o tipo de tecnologia.
Citado em comunicado, o presidente executivo da Ignis Energia, Santiago Bordiú, e o diretor da área de gestão da energia, José Ramón Arechederra, saudaram a entrada no mercado português.