Uma onda de calor deverá atingir Portugal continental na próxima semana, com temperaturas entre os 33 °C e 40 °C, numa onda de calor que afetará grande parte do território, entre os dias 15 e 18 de junho.
Corpo do artigo
Massas de ar tropicais provenientes do sul da Península Ibérica ou do norte de África serão responsáveis por uma subida dos valores da temperatura máxima na próxima semana, em especial nos dias 15 e 16 de junho. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o fenómeno será causado pela influência conjunta de um anticiclone a sul das ilhas Britânicas e de um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica.
Os valores da temperatura máxima no período deverão contribuir para onda de calor na maior parte das estações do IPMA, variando aproximadamente entre 33 e 40 °C na generalidade do território, embora com valores ligeiramente inferiores em alguns locais da faixa costeira,
Os valores mais elevados da temperatura máxima deverão registar-se na região do Vale do Tejo, Beira Baixa e região Sul, indica o IPMA, adiantando que é provável que a situação de tempo quente se prolongue até dia 19, em especial nas regiões do interior.
Prevê-se ainda uma subida dos valores da temperatura mínima nos dias 16 e 17, sendo prováveis noites tropicais em grande parte do território continental e um novo episódio de poeiras em suspensão, com origem no norte de África.