Em 2023, os turistas ficam hospedados, em média, durante quatro noites nos alojamentos locais portugueses, o que representa “uma subida ligeira” em relação ao ano passado, segundo a empresa de alojamento local GuestReady. A gestora de alugueres revelou também o perfil do turista mais comum.
Corpo do artigo
De acordo com a empresa, o perfil do turista comum é um casal sem crianças. A nacionalidade mais recorrente é a francesa, seguida, por ordem, pela portuguesa, espanhola, inglesa, alemã, norte-americana e brasileira. “Os dados da GuestReady confirmam os valores divulgados esta semana pelo Instituto Nacional de Estatística: 2023 está a assinalar valores recorde do turismo em Portugal”, acrescenta.
A GuestReady gere mais de 1100 propriedades em Portugal e declarou ter um aumento de 20% nas reservas do primeiro semestre de 2023 em relação a 2022. Atualmente mais de 90% do seu portfólio de alojamento local (AL) está ocupado. Além disso, a empresa confirmou que os preços de hospedagem estão mais elevados do que em 2022: as férias estão mais caras.