Jovem licenciada em Gestão de Marketing diz que estágio foi uma forma mais rápida de ter uma oportunidade.
Corpo do artigo
Comunicativa e criativa, Rita Andrade decidiu arriscar um percurso profissional numa área que considera “fora da caixa”. Em 2015, ingressou no curso de Gestão de Marketing no Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM). Três anos depois, apesar de estar licenciada, sentia-se pouco preparada para o mercado de trabalho: não tinha uma rede de contactos e não tinha qualquer experiência no mundo laboral. Mesmo assim, através da ajuda de familiares, a jovem de Lousada conseguiu um emprego na área.
Quatro anos depois, Rita Andrade decidiu procurar outras opções. Embora já tivesse experiência, o seu perfil não correspondia à maior parte das ofertas de emprego. “Já não era um ‘baby born’ da universidade mas foi muito complicado. A maioria das empresas não respondiam e as próprias vagas pediam um bocadinho de várias áreas, pediam alguém com experiência mas, ao mesmo tempo, alguém que não fosse muito velho. Além disso, as pessoas confundem muito o marketing com o design”, explica a jovem de 26 anos.