Chloe António, de 7 anos, foi uma das 15 premiadas do "Regresso às Aulas", uma iniciativa conjunta do Jornal de Notícias, Staples e Opticalia.
Corpo do artigo
O desempenho de excelência de Chloe António, 7 anos, de Setúbal, no 1.º Ano foi distinguido pela iniciativa “Regresso às Aulas”. Mais um obstáculo ultrapassado por esta jovem que apresenta um quadro compatível com uma perturbação do espectro do autismo nível 1.
Embora algo inibida, a luna foi-nos contando que tem o sonho de “viajar para França ou Espanha”. “Sempre quis ir a Paris ver a Torre Eiffel”, avançou. Também falou sobre a profissão que gostaria de ter: “Estou indecisa entre dois: ser polícia ou bombeira”.
Já na escola, além de adorar aprender as letras e fazer contas, gosta de ginástica. “Tenho jeito e sei fazer a roda”, disse.
A mãe, Andreia Vaz, 43 anos, mostra-se orgulhosa do trajeto da filha e falou num “ano gratificante”. E justifica: “Ao início a adaptação foi um bocadinho mais difícil. Passou de um espaço mais protegido para um mais aberto e queria fugir. Agora adora a escola, aprender, a professora e os colegas”.
O que Chloe também adora são lapis, canetas, cadernos e borrachas por estrear. “Tudo o que é novo para ela dá-lhe logo outra inspiração. Então pensei em concorrer e que se tivesse sorte poderia comprar todo o material que ela quisesse. Quando soube que tínhamos ganho fiquei histérica. A Chloe vai poder escolher o que quer, sem cortes, e isto vai-lhe dar outro entusiasmo”, completou.
Nome: Chloe Gonçalves Vaz António
Idade: 7 anos
Localidade: Setúbal
Ano a frequentar: 2.º
Aproveitamento: “Muito Bom” a tudo
Quando for grande quero ser: Polícia ou bombeira