Os formatos britânicos e americanos são os mais vendidos dentro e fora da Europa. A Austrália vê o sucesso dos seus programas a crescer e ultrapassou a Alemanha na tabela.
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O Reino Unido pondera a sua permanência na União Europeia mas a sua indústria televisiva continua a ser extremamente popular em todo o continente. De acordo com dados revelados pela organização Eurodata TV, esta quarta-feira, numa conferência de imprensa para promover a feira de conteúdos televisivos MipTV, que decorre de 4 a 7 de abril, em Cannes, a BBC continua a ser o maior produtor do mundo de novos conteúdos.
A estação pública britânica foi responsável pela produção de 300 novos títulos em 2015, segundo Sahar Baghery, chefe de pesquisa global e estratégia de conteúdo na Eurodata TV. "Em termos de volume de conteúdo a BBC é de longe o maior produtor mundial de novos conteúdos de TV", disse. O grupo Endemol Shine surge na segunda posição, seguido por Warner Bros. Television e FOX. A dividir a terceira posição estão o grupo americano ABC e o francês Zodiak.
Em termos de exportação de conteúdos televisivos, os EUA e a Inglaterra continuam a dominar a tabela, seguidos pela Holanda e a França. No entanto, apresenta-se uma novidade nos últimos dados revelados. A Austrália superou a Alemanha no número de exportações de programas de televisão e ocupa a quinta posição. "Com programas como 'Secrets and Lies', a Austrália está a começar a crescer", destacou Sahar Baghery.
Destaque ainda para a Turquia que aparece como um mercado emergente na indústria da televisão, nomeadamente no que toca a séries. "Os programas turcos eram exportados geralmente para os países bálticos. Mas agora os EUA e o resto da Europa estão a descobrir que a Turquia pode ser uma potência em séries como o 'The End' [série turca que a ABC encomendou um episódio piloto]", sublinhou o responsável do Eurodata TV.