A delegação portuguesa do PSD no Parlamento Europeu vai contar com uma comissão executiva tripartida. Paulo Cunha vai chefiar a delegação e fará a articulação com a direção social-democrata, com os deputados nacionais e o Governo. Sebastião Bugalho será o porta-voz da delegação e Hélder Sousa e Silva o tesoureiro.
Corpo do artigo
A criação da comissão executiva para coordenar a delegação social-democrata foi decidida esta quinta-feira, numa reunião inserida nas jornadas parlamentares do grupo Partido Popular Europeu (PPE), que decorrem em Cascais até esta sexta-feira.
Paulo Cunha destacou, a propósito, que "o trabalho político parlamentar é a atividade principal dos deputados, seja no âmbito das comissões parlamentares ou das delegações interparlamentares, mas só ficará totalmente definido na última semana do mês de julho".
"Por essa razão, para entrarmos em plenitude de atividade em setembro, decidimos tomar já decisões colegiais de optimização do funcionamento interno da nossa delegação. Fizemos uma análise, tendo em conta o interesse nacional, os objetivos para o mandato, as circunstâncias políticas, europeias e nacionais, e os perfis e as competências específicas de cada deputado e decidimos criar uma estrutura do tipo comissão executiva com três elementos: um chefe de delegação, um porta-voz e um tesoureiro", explicou ainda o ex-autarca e agora eurodeputado.
Uma vez que é simultaneamente vice-presidente do PSD, o chefe de delegação terá, além das funções próprias de representação institucional e de coordenação política da delegação, também a responsabilidade da articulação com a direção nacional do PSD, a direção da bancada na Assembleia da República e com o Governo.
"Como já foi tornado público, numa lógica de continuidade, ao nível do grupo parlamentar do PPE reapresentou-se a candidata Lídia Pereira, que tinha sido recentemente eleita para essa função, no passado mês de abril de 2024, na sequência da posse do ex-deputado Paulo Rangel como ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, após 15 anos de desempenho dessa função no grupo parlamentar", refere ainda a delegação do PSD no Parlamento Europeu.