Aos 20 anos, o Euromilhões continua a ser um dos jogos sociais mais populares: portugueses gastam em média 66 milhões de euros por mês. Portugal entre os quatro países onde foram atribuídos mais prémios desde 2004, atrás de Espanha, Reino Unido e França. São 33 milhões todos os meses.
Corpo do artigo
Duas décadas depois do primeiro sorteio, os portugueses gastaram em média 66,4 milhões por mês no Euromilhões e ganharam em prémios metade do que apostaram - 33,2 milhões por mês, encontrando-se Portugal entre os quatro países mais premiados. O concurso europeu teve o primeiro sorteio a 13 de fevereiro de 2004, em Paris, mas só chegou a Portugal a 2 de outubro desse ano. O prémio mais alto que saiu no nosso país foi em 2014 no distrito de Castelo Branco: 190 milhões de euros.
Um dos jogos sociais mais populares da Santa Casa completa 20 anos e são muitos os que sonham com este jackpot. De acordo com dados da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa fornecidos ao JN, até 2023 os portugueses apostaram 15,9 mil milhões de euros, tendo sido registados 7764 milhões de apostas. No total, foram atribuídos 7,9 mil milhões de euros em prémios. Desde 2004 o primeiro prémio do Euromilhões já saiu 77 vezes em Portugal, sendo o 4. país onde foram atribuídos mais prémios desde o lançamento do jogo. Considerando todas as categorias de prémios, Portugal só é ultrapassado pelo Reino Unido, França e Espanha. O Porto é o distrito com mais premiados, 18. (Ver infografia).