O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galicia–Norte de Portugal abriu novas convocatórias 2023-24 do Programa IACOBUS, para estadias de investigação e publicações científicas, com um orçamento total de 200 mil euros, foi divulgado esta quinta-feira.
Corpo do artigo
As novas convocatórias destinam-se ao pessoal das Universidades, Institutos Politécnicos, Fundações Biomédicas e Centros Tecnológicos da eurorregião.
As candidaturas prolongam-se até 15 de dezembro. A dotação financeira de 200 mil euros é repartida pelas duas modalidades, 150 mil euros para estadias de investigação e os restantes 50 mil euros para publicações científicas.
O programa IACOBUS conta com apoio da União Europeia, através do cofinanciamento Interreg España – Portugal (POCTEP) 2021-2027.
O IACOBUS Estadias de Investigação promove e financia estadias transfronteiriças para desenvolver projetos de investigação em algumas das entidades participantes no programa, que são 39 (sete universidades; quatro institutos politécnicos, 22 centros tecnológicos e seis fundações/institutos de investigação de saúde). Podem candidatar-se ao programa docentes, investigadores pre e posdoutorais, e pessoal de administração e serviços das instituições de ensino superior. No caso dos Centros Tecnológicos podem participar gestores de inovação, com pelo menos cinco anos de experiência nessas tarefas, e técnicos de I+D+i com menos de cinco anos de experiência.