Portugal arrecadou sete medalhas na 9.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões - EuroSkills Herning 2025 -, cuja cerimónia de encerramento e entrega de prémios decorreu no sábado, na Dinamarca.
Corpo do artigo
Durante três dias, mais de 600 jovens de toda a Europa, provenientes da formação profissional, competiram em diversas áreas, num evento considerado a maior competição de excelência profissional a nível europeu.
A seleção nacional integrou 15 jovens, que participaram em 13 profissões distintas, regressando a casa com um saldo de duas medalhas de ouro, uma de prata e quatro medalhas de excelência.
O ouro foi conquistado por Marco Malheiro, do CENFIM de Arcos de Valdevez, ao sagrar-se campeão europeu em Soldadura, superando 15 concorrentes. Também na categoria de Robótica Industrial, a dupla Diogo Pinto e Loris Sgroj, do CENFIM de Amarante, garantiu a vitória frente a 12 adversários europeus.
Marco Malheiro sagrou-se campeão europeu em Soldadura
A dupla Diogo Pinto e Loris Sgroj garantiu a vitória em Robótica Industrial
A medalha de prata coube à equipa de Mecatrónica Industrial, formada por Diogo Botelho e Simão Alves, do CENFIM de Torres Vedras, que se destacaram entre 19 duplas participantes.
Já as medalhas de excelência foram atribuídas a: Alexandre Ribeiro (IEFP de Vila Real), em Instalações Elétricas; Dmitry Zhivitsa (IEFP de Águeda), em Fresagem CNC; Nelson Ribeiro (CENFIM de Amarante), em Controlo Industrial; Leonor Silva (IEFP Entre Douro e Vouga), em Cabeleireiro.
O prémio "Melhor da Nação", que distingue o concorrente com maior pontuação de cada país, foi entregue à dupla de Mecatrónica Industrial, Diogo Botelho e Simão Alves.
A dupla de Mecatrónica Industrial, Diogo Botelho e Simão Alves
A cidade de Herning passa agora o testemunho a Düsseldorf (Alemanha), que acolherá a próxima edição em 2027.
Entretanto, os vencedores de Herning têm já outro desafio no horizonte: o WorldSkills 2026, a realizar-se em Xangai, considerado o Campeonato do Mundo das Profissões.
Portugal prepara também uma celebração histórica: de 4 a 8 de novembro de 2025, Lisboa recebe a WorldSkills Commemorative Edition 1950/2025, uma competição híbrida (presencial e digital) que recriará as seis profissões em disputa no primeiro campeonato, realizado em 1950 por iniciativa de Portugal e Espanha.
O EuroSkills Herning 2025 é uma competição europeia de formação profissional organizada pela WorldSkills Europe. Reuniu centenas de jovens com menos de 25 anos de 33 países. Durante três dias, os concorrentes enfrentaram provas técnicas exigentes em diferentes áreas, realizadas sob prazos rigorosos e padrões profissionais internacionais.
Antes de chegarem à Dinamarca, os jovens foram selecionados através de concursos nacionais e preparados durante dois anos por 526 especialistas da indústria e do ensino, que também são responsáveis pela conceção dos projetos em competição.