Ex-ministros de Cavaco querem Governo coeso e com capacidade política
Valente de Oliveira destaca Assuntos Parlamentares. Para Cadilhe, Executivo minoritário de 1985 deve ser “revisitado” e Mira Amaral defende equipa forte.
Corpo do artigo
Um Governo com grande capacidade política é o que esperam os antigos ministros que assumiram o desafio de partipar no Executivo minoritário de Cavaco Silva. Quando a tarefa de Luís Montenegro se prevê árdua, após uma vitória mínima e sem maioria parlamentar, Valente de Oliveira destacou ao JN que num governo minoritário será decisiva a escolha do novo ministro dos Assuntos Parlamentares. Miguel Cadilhe acredita que a experiência de 1985-1987 é um exemplo que está "a ser revisitado atentamente", enquanto Luís Mira Amaral defende um Governo "muito coeso" e com "aptidão para o combate político".
"É particularmente importante a escolha do ministro dos Assuntos Parlamentares. Tem de ser alguém muito hábil", sublinhou ao JN Luís Valente de Oliveira, questionado sobre os desafios que se colocam ao atual líder social-democrata. O ministro do Plano e da Administração do Território dos governos de Cavaco Silva destacou, a propósito do papel central que cabe aos Assuntos Parlamentares, que "o Governo vai estar em negociações contínuas".