O Governo anunciou que o futuro aeroporto Luís de Camões vai nascer no campo de tiro de Alcochete, seguindo as recomendações da Comissão Técnica Independente, que avaliou as várias possibilidades para a construção do novo aeroporto da capital.
Corpo do artigo
É desta que haverá novo aeroporto?
Após 55 anos da primeira decisão oficial, volta a ficar decidido que o novo aeroporto para Lisboa vai ficar situado no campo de tiro de Alcochete. O ex-primeiro-ministro José Sócrates já tinha anunciado essa intenção em 2008.
Quanto tempo demora a construir?
Se tudo correr como previsto e sem derrapagens, o novo aeroporto Luís de Camões poderá estar pronto dentro de dez anos. Ao mesmo tempo, a infraestrutura atual vai aumentar a sua capacidade até o de Alcochete estar pronto e depois será desmantelada.
A ANA está confortável com a escolha?
A concessionária do aeroporto, a ANA, sempre disse que preferia o Montijo por ser uma solução mais rápida e mais barata. No entanto, após o anúncio, a empresa veio dizer que irá trabalhar nas soluções apresentadas pelo Governo, que incluem o aumento da capacidade do atual aeroporto Humberto Delgado.
Quem vai pagar?
O que está no perímetro da concessão da ANA poderá custar cerca de 8 mil milhões de euros, que serão pagos, não pelos contribuintes, mas pelas taxas aeroportuárias cobradas e fundos europeus. Coisa diferente serão todos os acessos necessários ao aeroporto.