Falha informática impediu utentes do SNS de fazerem exames no privado e aviarem receitas na farmácia
Uma falha informática temporária impediu, esta manhã de terça-feira, os utentes do SNS de fazerem exames em prestadores privados e de aviarem receitas nas farmácias. O problema de comunicação que paralisou as prescrições terá durado cerca de uma hora e meia e afetado centenas de pessoas.
Corpo do artigo
Ao que o JN apurou, a falha de comunicação ocorreu pelas 8 horas da manhã e terá ficado resolvida cerca das 9.30 horas.
Naquele período, os utentes que se dirigiram aos laboratórios dos grupos privados - as fontes ouvidas pelo JN referiram os grupos Germano de Sousa e Unilabs, mas terão sido todos afetados - , não conseguiram realizar análises clínicas porque o problema de comunicação não permitia ler os códigos com as prescrições, contou ao JN uma profissional do setor. Sem uma previsão de quando os serviços seriam retomados, muitos acabaram por vir embora.
O problema afetou também a dispensa de medicamentos nas farmácias. Ao JN, a Associação Nacional de Farmácias (ANF) referiu que "a paragem foi curta", mas suficiente para dar origem a situações temporárias. Segundo a ANF, "não foram registadas novas interrupções desde as 9.15 horas", estando os sistemas a funcionar normalmente desde então.
O JN questionou os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) sobre os problemas ocorridos, mas ainda não foi possível obter resposta.