Os cupões da Raspadinha não estão a chegar a todos os quiosques e tabacarias da Região Norte. Já há lojas no Porto que não têm qualquer cupão para vender, surpreendendo os apostadores que tentam encontrar alternativas para comprar a lotaria instantânea.
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A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), responsável por este jogo, reconhece que há falhas "pontuais" na distribuição. Já a Urbanos Express, empresa que faz a entrega da Raspadinha e que encerrará atividade na próxima segunda-feira, recusa que haja problemas na distribuição e a acontecer será "caso pontual".
Fonte oficial do Departamento de Jogos da SCML adiantou que "tem conhecimento da existência de casos muito pontuais, essencialmente na Zona Norte, de atrasos ao nível da distribuição de jogo, nomeadamente no que diz respeito à Raspadinha", estando a "envidar todos os esforços para colmatar essa situação e garantir a continuidade de serviço".
Segundo José Bourbon Ribeiro, presidente-executivo do grupo de transportes Urbanos, a unidade Express vai encerrar atividade a 30 de setembro (segunda-feira), tendo os trabalhadores já sido informados da decisão.
10 milhões de perdas
O encerramento desta empresa é justificado pelos avultados prejuízos da operação, que nos últimos dez anos gerou perdas acumuladas de 10 milhões de euros. "É o único negócio do grupo com resultados negativos e consome muita tesouraria", acrescenta.
Sem quantificar o número de trabalhadores afetos à unidade, Bourbon Ribeiro disse que a empresa não tem frota própria e que a maioria dos funcionários são subcontratados. O responsável admite que possa haver "um caso pontual" de falha na distribuição de raspadinhas, mas assegura que a operação não parou.
Segundo adianta Bourbon Ribeiro, "há um plano de transição que está a correr muito bem". O grupo Urbanos, que emprega 353 pessoas, vai concentrar a sua atividade nos serviços de mudanças, logística técnica, transporte de obras de arte e serviços. E assegura: "O grupo está a viver o melhor ano dos últimos dez".
Pormenores
Jogo principal - A Raspadinha valeu 1594 milhões de euros em vendas no ano passado. É o principal jogo social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, representando mais de metade das vendas brutas registada em 2018 pela instituição.
Outros jogos - Além da Raspadinha, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa explora a Lotaria Popular, a Lotaria Clássica, o Euromilhões, o M1lhão, o Totoloto, o Totobola e o Placard. Detém o exclusivo para explorar apostas hípicas mútuas.