Vice-postuladora da Causa diz que em termos burocráticos não há mais nada a fazer.
Corpo do artigo
Falta apenas um milagre para que Francisco e Jacinta sejam canonizados. Em Fátima, os peregrinos continuam a rezar, mas segundo a vice-postulardora da Causa é necessário que "o Mundo peça a Nossa Senhora o dom da canonização".
"A única coisa que é preciso é um novo milagre, mais nada. Em termos burocráticos, agora já não há mais nada a fazer agora, só depois do milagre". As certezas são dadas pela irmã Ângela Coelho, que após a morte do padre Kondor - que acompanhou todo o processo até à beatificação em 2000 -, assumiu a vice-postulação da Causa da Canonização.
Segundo a responsável, para que haja um milagre é necessário que a vice-postuladora - neste caso ela própria - "divulgue quer a vida dos pastorinhos quer as suas virtudes, estimulando os fiéis a rezarem". A ideia, justifica "é que para haver um milagre as pessoas têm de rezar para que seja concedida uma graça, uma cura", e para rezarem "precisam de ouvir falar dos pastorinhos".
"As pessoas têm de se sentir próximas de Francisco e Jacinta, sentir que eles estão próximos de Deus, são amigos de Deus e são meus amigos" explica a irmã Ângela, adiantando que o seu papel como vice-postuladora é "divulgar, quer pelos meios orais quer escritos, as virtudes dos pastorinhos".
Depois há que aguardar por um milagre . A maioria, reconhecida pela Igreja, tem a ver com uma cura. Segundo a vice-postuladora, todas as Causas dos Santos precisam de um milagre para a beatificação e um outro para a canonização. A demora nestes processos está apenas dependente do milagre. "Um milagre é um dom de Deus e se é um dom de Deus há que pedi-lo", frisou.
Ângela Coelho acredita que a canonização de Francisco e Jacinta "é um dom de Deus para a Igreja em Portugal e para a Igreja do Mundo", tanto mais "porque são crianças". "Por tudo isto que agora vivemos, mais do que nunca, se calhar os pastorinhos seriam um bom conforto e consolo. Este modelo de criança: a infância a proteger, a cuidar e aguardar", afirmou.
À vice-postulação, em Fátima, entre Janeiro de 2009 e Março deste ano, chegaram 120 "graças recebidas", das quais 72 dizem respeito à saúde, 11 familiares e sete profissionais. Mais de 75 estão em língua portuguesa, 19 em espanhol e 18 em italiano.
A presença de Bento XVI em Fátima ajudará na continuação da divulgação da mensagem de Fátima, sendo esperado que o Papa faça uma referência particular a Jacinta, que nasceu há 100 anos. A beata "sempre teve uma ligação muito especial com o Santo Padre, teve duas visões em que o menciona, e sempre rezou por ele", recorda a irmã Ângela. Em 2000, João Paulo II agradeceu a Jacinta "os sacrifícios" que fez por ele. "Esse Papa foi providencial na história dos pastorinhos", assegurou Ângela Coelho.