Falta de acesso a serviços e a informação deixa imigrantes "desamparados"
Balcão de denúncia recebeu mais de 200 queixas em seis meses. A maioria é contra o atendimento da Agência para a Integração, Migrações e Asilo.
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A falta de acesso a informação e a serviços fundamentais à regularização é a barreira que dita mais queixas de imigrantes e refugiados em Portugal (75,5%) dos que utilizaram , entre maio e novembro, o balcão de denúncia ‘online’ criado especificamente para acompanhar estas comunidades. A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) é a principal visada. Este é um dos resultados de uma análise dos 204 relatos por questionário – disponível em várias línguas – recebidos nos primeiros seis meses de funcionamento do portal.
“Não havendo informação as pessoas não sabem o que fazer ou como agir. Sentem-se mesmo muito perdidas e desamparadas. Esperam em filas tremendas durante horas e saem sem resposta. Ainda não percebemos os pontos positivos desta mudança do SEF para a AIMA”, alertou, ao JN, em jeito de balanço, Simone de Oliveira do HuBB – Humans Before Borders, que integra o projeto em parceria com a Escola Superior de Educação do Porto.