Para Vânia Rodrigues, presidente da Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), a escassez e preços elevados do alojamento são os maiores problemas com que se deparam os estudantes do ensino superior no Alto Minho, principalmente os que ali chegam pela primeira vez.
Corpo do artigo
Segundo a nova presidente da Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Vânia Rodrigues, nos últimos anos, principalmente a partir da pandemia, a oferta de habitação foi escasseando, fazendo disparar os valores pedidos por um simples quarto. E, atualmente, com o aumento do custo de vida devido à inflação, a situação agravou-se.
Com pouco mais de um mês no cargo, mas já com experiência no associativismo estudantil, a estudante do 3º ano de Gestão, afirma que, face à conjuntura, a problemática do alojamento tornou-se fator crescente de desistência para os estudantes.
Alguns, nem chegam a começar os estudos, após a colocação, não só em Viana do Castelo, mas também nos outros concelhos onde o Politécnico tem as suas seis escolas (três em Viana do Castelo e uma em Ponte de Lima, Valença e Melgaço). "Não conseguem arranjar onde ficar", diz Vânia.
Não se arranja um quarto por menos de 200 euros, sem as despesas incluídas. Alguns pais não conseguem pagar
A esperança da comunidade estudantil reside agora numa futura residência com cerca de 400 camas, que o IPVC pretende criar, a curto prazo, na cidade de Viana do Castelo.
A líder da Federação Académica, é natural da Peneda, Arcos de Valdevez, e considera-se "sortuda", por conseguir manter o mesmo alojamento em Viana, a cerca de cem quilómetros de casa, pagando "150 euros por um quarto num T3" que partilha com mais duas colegas. "Hoje em dia, há falta de habitação e a que há é cara. Não se arranja um quarto por menos de 200 euros, sem as despesas incluídas. Alguns pais não conseguem pagar", afirmou.
Fator com menos importância, mas ainda assim sentido pelos estudantes, segundo Vânia, é a pouca oferta de espaços de diversão noturna na cidade. De resto, estudar em Viana do Castelo, tem as suas vantagens. "O facto de ser um meio pequeno, todos se conhecem e cria uma grande entreajuda entre alunos e também com os professores", indica, referindo ainda que "as condições oferecidas pelo IPVC também são boas"