A peça de prata e biscuit desenhada pelo arquitecto Siza Vieira e elaborada pelo ateliê do ourives Manuel Alcino, no Porto - que vai ser entregue ao Papa Bento XVI no dia 12 de Maio, num encontro com gente do mundo da cultura no Centro Cultural de Belém - foi patrocinada por uma família de Proença-a-Nova.
Corpo do artigo
Rui Rodrigues, membro da família, disse ao JN que foi "a ligação da família à Igreja", em especial do avô, natural da aldeia de Catraia, que fez com que tenham decidido apoiar este projecto, que lhes foi apresentado por um amigo ligado ao mundo da prata.
Adélio Gomes, promotor da iniciativa, explicou ao JN que decidiu apresentar este projecto ao coordenador geral da visita do Papa a Portugal pelo facto de o país ter "cinco séculos de tradição ligada à prata" e garantiu que D. Carlos Azevedo aderiu de imediato.
Quando convidado a desenhar a peça, Siza Vieira confessa ter-se sentido "um bocado aflito", mas rapidamente lhe surgiu a ideia de uma pomba branca, por ter uma "multiplicidade de significados", desde ser o símbolo do Espírito Santo e da paz.
"Depois, havia que pensar onde meter a pomba", disse, ontem, aos jornalistas, numa apresentação da peça no Porto, onde explicou que a opção foi por uma caixa em prata, em forma de ovo, onde a peça em biscuit (porcelana não vidrada, elaborada por uma empresa das Caldas da Rainha) foi embutida. A peça foi feita no ateliê do ourives Manuel Alcino, com quem Siza Vieira já trabalhou anteriormente e que também já fez vários trabalhos para o Vaticano.
Peça tem 12 cm e 600 gramas
O ourives confessa que se tratou de um trabalho "difícil", na medida em se exigia uma "simplicidade das linhas" para que a pomba em biscuit pudesse sobressair quando se abre o ovo, com cerca de 12 por 10 centímetros e 600 gramas de peso.
Na apresentação, o coordenador geral da visita de Bento XVI mostrou-se encantado com o resultado, por ser fonte de uma "energia da simplicidade". A entrega da peça ao Papa será feita pelo presidente da Comissão Episcopal da Cultura. D. Manuel Clemente, num encontro que terá lugar no dia 12 de Maio em Lisboa.