A ASAE está esta quinta-feira a efetuar uma ação de fiscalização em farmácias para averiguar denúncias sobre aumento de preços em produtos de prevenção contra a propagação do novo coronavírus e apurar se existe o crime de especulação.
Corpo do artigo
Fonte oficial da Autoridade Nacional de Segurança Económica e Alimentar (ASAE) confirmou à agência Lusa a ação de fiscalização, que decorre sobretudo na área de Lisboa e Vale do Tejo, mas que pode estender-se a outras zonas, para averiguar eventuais casos de especulação relativamente aos preços de venda de gel desinfetante, máscaras ou luvas.
11926867
Na última semana foram várias as denúncias partilhadas em redes sociais e divulgadas em órgãos de comunicação social sobre o disparar dos preços destes produtos, havendo em muitas farmácias anúncios colocados nas montras e nas portas a informar que estão esgotados.
A ASAE faz parte do grupo de trabalho criado pelo governo para análise e fiscalização dos preços no mercado de revenda, farmácias e setor agro-alimentar face à pandemia de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.
A ASAE remeteu para mais tarde dados sobre a operação.
11930065