A ministra da Saúde afirmou esta quarta-feira ser inevitável que Portugal entre "dentro de horas ou dias" na fase de mitigação do Covid-19. Quando chegar a esta fase crítica, o país terá estabelecidas cadeias de transmissão ativas de coronavírus no país. E o que muda?
Corpo do artigo
Comunidade
Uso de máscaras
Nesta fase, recomenda-se às pessoas assintomáticas mas com suscetibilidade acrescida o uso da máscara em contexto de grandes aglomerados populacionais ou de frequência de serviços de saúde.
Nas escolas
11904741
A fase três prevê que as escolas podem encerrar na sua totalidade ou então apenas para aos alunos, mantendo-se os restantes serviços em funcionamento e algumas atividades letivas não presenciais.
Nas empresas
Nas empresas, as medidas previstas pode traduzir-se na implementação de horários de trabalho flexíveis e desencontrados, promoção do trabalho à distância, maior utilização de ferramentas de comunicação, como o correio eletrónico ou a teleconferência. "O encerramento de locais de trabalho pode ser considerado em epidemias de gravidade extrema", refere o plano nacional de contingência.
Eventos
O tipo de medidas a aplicar pode variar entre o adiamento ou o cancelamento de eventos, algo que já tem ocorrido nos últimos dias mesmo sem o país ter entrado na fase de mitigação.
Sistema de saúde
Muda o foco
Quando as cadeias de transmissão já se encontram estabelecidas na comunidade, o foco passa a ser a mitigação dos efeitos e a diminuição da propagação do vírus.
Todos acolhem doentes
Segundo o plano nacional de resposta ao novo coronavírus, na fase de mitigação, os hospitais do SNS passam a ter de admitir e tratar doentes da sua área de referência com suspeita ou confirmação de Covid-19. Na prática os doentes deixam de ir para os hospitais de referência, de primeira e segunda linha.
11917158
Recurso a outros hospitais
Na fase três, o plano contempla o recurso a hospitais do setor público (SNS e militares), social e privado.
Adiar atividade programada
Noutros países, os hospitais das regiões mais afetadas adiaram consultas e cirurgias programadas para responder à epidemia.
Privado e social fazem testes
Os hospitais não pertencentes à Rede Laboratorial, com capacidade de internamento, incluindo o setor privado e social iniciam o diagnóstico de rotina na fase de mitigação.