O número multiplica-se ao longo dos anos. Desde 2019, fecharam 7829 restaurantes (cerca de quatro por dia), sendo que 1310 entraram em processo de insolvência.
Corpo do artigo
Depois do Porto e Lisboa, é em Setúbal e Faro que se observa o maior declínio destas empresas. Ao mesmo tempo, o número de novos restaurantes também não pára de crescer.
Desde do início do ano, 719 foram obrigados a fechar as portas, avança a Informa D&B ao JN. O número está em linha com os registados desde 2019, o ano com mais encerramentos (1695). No ano passado foram 1420. A maioria destes estabelecimentos estão sediados em locais com grande procura turística e, por isso, também mais tentadores para a abertura deste tipo de negócio. Além do Porto e Lisboa, destaque para Setúbal (547), Faro (626), Braga (464) e Funchal (326) que lideram a lista negra. Em paralelo, cerca de 121 restaurantes avançaram para insolvência desde janeiro.
Aberturas em alta
Em contraciclo, o número de constituições de novas empresas também continua em alta. Apesar das dificuldades relatadas pelos responsáveis do setor, este ano abriram 2517 restaurantes em Portugal. Há, contudo, um abrandamento se olharmos para os mesmos meses do ano passado, quando abriram portas 2548 restaurantes. Mais uma vez repete-se a tendência nas zonas turísticas, sobretudo no distrito de Setúbal e no Funchal.