Há unidades que já estão com 90% da ocupação preenchida. Viagens para fora também crescem. Santos Populares levam enchentes ao Porto e a Lisboa.
Corpo do artigo
O verão só começa no dia 21, mas os feriados de junho e os santos populares estão a mexer com o mercado e as expetativas não podiam ser mais animadoras. Já há hotéis com a lotação quase esgotada e a procura de viagens para o estrangeiro está a crescer em comparação com o ano passado.
O Algarve continua a ser o destino preferido para milhares de portugueses e os números indicam que este verão não foge à regra. Nesta altura do ano, os hotéis da região estão com uma ocupação a rondar os 85% a 90% para julho e agosto. “Temos mais reservas do que no ano passado, também estamos ligeiramente acima em termos de preços e proveitos, e a expetativa é manter esta tendência de aumento até ao final do verão”, explica Hélder Martins, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).
Os principais clientes para o pico do verão são os portugueses, sobretudo do Norte e de Lisboa, seguindo-se os ingleses, americanos e canadianos. “O mercado espanhol também é muito importante, nomeadamente da Galiza, que atravessa todo o país e vem passar férias ao Algarve”, acrescenta Hélder Martins. O empresário turístico refere que está tudo pronto para que a época decorra de forma “normal”, embora reconheça que ainda existe “escassez de mão de obra em profissões mais específicas, como cozinheiros”.
No Porto, o Intercontinental tem a lotação praticamente esgotada para a noite de São João e para o verão a estimativa é que seja superior a 2024. O hotel de luxo indica que os principais clientes são os americanos, ingleses e brasileiros. Também o Cénica diz que as reservas “têm crescido de forma sustentada” e a maioria é consumada por americanos, ingleses, franceses e espanhóis.
Em toda a Região Norte, as perspetivas apontam para uma ocupação entre os 60% e os 95% em junho, segundo a Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT). A média de estadia ronda as duas a três noites e os preços registam um aumento que pode chegar aos 10%.
Europride leva 500 mil a Lisboa
Mais a sul, a Associação de Turismo de Lisboa (ATL) espera um aumento nas dormidas por via do Santo António, mas o Europride vai levar mais de meio milhão de participantes à capital. O maior evento LGBTI+ na Europa realiza-se pela primeira vez em Portugal e vai contribuir para um “mês bastante movimentado e com boas taxas de ocupação”, nota Paula Oliveira, diretora-executiva da ATL.
Sem neve, mas com muitos turistas, a serra da Estrela deixou de ser apenas um destino de inverno. Luís Seabra, presidente da Associação Empresarial da Serra da Estrela, refere que a procura pela serra continua em alta. “É um turismo novo que está a emergir, sobretudo por via dos passeios de motos. As nossas estradas são as melhores da região e, por isso, muito procuradas”, atira.
Os “hotéis estão muito bem preenchidos, com uma taxa de ocupação superior a 80%”, afirma, referindo que este período é uma oportunidade para aproveitar preços mais acessíveis do que no inverno e que em alguns casos podem representar uma poupança superior a 60 euros.
Cabo Verde continua no topo das preferências
As agências de viagem estão a registar um aumento de procura em relação ao ano passado. Além da Madeira e dos Açores, os viajantes continuam a escolher destinos tradicionais como Cabo Verde ou Caraíbas. “A procura para as férias de verão deste ano apresenta um aumento significativo, superior a 10% em comparação com o ano anterior, que já havia registado resultados muito positivos”, avança ao JN Ricardo Teles, diretor operacional da Bestravel.
O responsável acrescenta que se verifica uma procura mais acentuada no final de julho e agosto. Mas também há uma tendência crescente para setembro e outubro, que apresentam preços mais acessíveis. Os destinos mais requisitados são Palma de Maiorca, Cabo Verde, Djerba e as Caraíbas. A Agência Abreu refere que o primeiro destino mais procurado internamente é a Madeira e os Açores. A Tunísia está na moda e a subir na tabela dos mais procurados.
Já a agência de viagens El Corte Inglês nota que há mais procura este ano, sobretudo pelo mês de agosto. Os produtos de cruzeiros estão entre os mais requisitados e as reservas estão a ser feitas cada vez mais cedo, entre novembro e março. As Caraíbas mantêm-se no topo das preferências dos clientes desta agência.