As previsões indicam que a primeira semana de setembro vai ser mais fresca do que o habitual, apesar de o mês apresentar temperaturas ligeiramente acima da média em Portugal, explica Alfredo Graça, geógrafo e editor-chefe da Meteored Portugal.
Corpo do artigo
"Os mapas insistem em temperaturas que se situarão entre 1 e 3 ºC abaixo da média para a época em quase toda a Região Norte (distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança - este último parcialmente) e em vastas zonas de distritos da Região Centro (Aveiro, Viseu e Coimbra). No resto do país está previsto um cenário de temperaturas dentro do normal ou ligeiramente inferiores à média (anomalia térmica negativa de -1 ºC)", lê-se na análise enviada às redações.
Para a segunda semana de setembro perspetiva-se "uma tendência para a normalização das temperaturas (temperaturas dentro da média) em toda a geografia de Portugal continental, o que evidencia, em relação à semana antecedente, uma pequena subida térmica. Nalgumas zonas, como o Sotavento Algarvio e o Baixo Alentejo (distritos de Faro e Beja, respetivamente), antecipa-se uma ligeira anomalia quente (+1 ºC)", explica Alfredo Graça.
Nos Açores e na Madeira prevê-se um cenário de temperaturas sempre um pouco acima da média (+ 1 ºC).
Setembro será um mês tendencialmente seco e a previsão é que chova "menos do que o normal nas regiões a sul do rio Douro (anomalia de precipitação negativa -10 mm). Nos Açores e Madeira, ao longo do mês de setembro, perspetiva-se a possibilidade de tempo geralmente seco, exceto no Grupo Oriental onde poderia chover ligeiramente mais do que o normal nalguns períodos".