Fernando Araújo afirma que médicos que saíram para o privado estão a voltar ao SNS

Fernando Araújo diz que a tutela tem conseguido gerar "confiança" no SNS
Pedro Correia/Global Imagens
O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, afirmou esta segunda-feira que médicos que tinham saído para o setor privado estão a pedir para regressar ao serviço público.
Fernando Araújo, que falava aos jornalistas em Viana do Castelo, afirmou que o SNS possui "total autonomia para autorizar a contratação" e que apesar de ter havido "alguma fuga" de clínicos para o privado, existe agora um movimento inverso.
"Temos no SNS total autonomia para autorizar a contratação, temos feito e têm entrado muitos profissionais, quer recentemente formados, especializados, quer outros que estavam fora da área pública que têm pedido para voltar", declarou, adiantando que têm surgido "vários" pedidos de regresso. "Tem acontecido isso. Estamos à espera do final de junho, início de julho, para fazer o ponto de situação do consurso da primeira época, que abriu com cerca de mil vagas e os números são extremamente favoráveis", destacou, acrescentando que, nessa altura, serão disponibilizados "números, quer dos [médicos] que acabaram a especialidade, quer dos que estão agora fora do público e quiseram voltar".
Fernando Araújo considera que a tutela tem conseguido gerar "confiança" dos médicos no serviço público de saúde.
"Acho que à medida que temos conseguido ganhar a confiança dos profissionais, vamos seguramente dar-lhes melhores condições e mais capacidade de resposta aos utentes", disse.

