Fernando Araújo cabeça de lista do PS pelo Porto e na calha para ministro da Saúde
Fernando Araújo, ex-diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), é o cabeça de lista do PS no círculo do Porto para as legislativas de 18 de maio, confirmou ao JN fonte oficial do partido, estando em cima da mesa a possibilidade de assumir o cargo de ministro da Saúde se Pedro Nuno Santos vencer as eleições.
Corpo do artigo
O médico e gestor vai ter como adversário direto o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, que desta vez será número um pelo Porto na candidatura da AD, em vez do independente Miguel Guimarães.
O ex-diretor executivo do SNS foi esta semana o porta-voz de uma reunião do PS na sua sede nacional, no âmbito das sessões temática que está a realizar para atualizar o programa eleitoral do partido.
Fernando Araújo, que se demitiu daquele cargo há mais de um ano, falou aos jornalistas após participar na sessão para criticar o Executivo da AD. "O Governo e o Ministério da Saúde acharam que não tinham capacidade para gerir o SNS e era preferível entregar essa gestão a outros. O que nós hoje observamos aqui à volta desta mesa, é que há formas de gerir melhor o SNS. Há propostas, há medidas, há opções que podemos tomar”, defendeu.
Questionado sobre uma eventual ida para o Governo, reforçou que está "sempre disponível para ajudar o SNS". Considerou, porém, que a composição de um Executivo socialista não é questão que se coloque neste momento porque o foco é “apresentar aos portugueses propostas e medidas em que as pessoas possam acreditar e que vão defender o SNS”.