Marca italiana suspendeu as encomendas do Purosangue até 2026. Bentley e Maserati entre as que mais cresceram.
Corpo do artigo
São cobiçados por muitos, mas estão ao alcance de poucos. O mercado de carros de luxo não deu sinais de quebras nos primeiros meses do ano, com as vendas da Bentley e a Maserati a acelerar quase 30%. O Ferrari Purosangue, um dos modelos mais caros e raros de encontrar, vendeu cinco exemplares.
Em abril, o modelo italiano estava à venda num concessionário em Matosinhos. O preço rondava os 855 e os 930 mil euros. E, para voltar a encontrar o carro à venda, que está ao nível de um apartamento T3 no centro do Porto, a tarefa não será fácil. É que a Ferrari cancelou as encomendas até 2026 devido à falta de stock. O Purosangue pode atingir os 100 km/h em apenas 3,3 segundos e tem uma velocidade máxima de 310 km/h.
No total, a marca italiana vendeu 19 carros em Portugal entre janeiro e junho, menos um do que no período homólogo. O Roma Spider, que anda na casa dos 250 mil euros, foi o mais requisitado. Ao mesmo tempo, a concorrente Lamborghini manteve as 19 vendas e o modelo URUS, que ronda os 300 mil euros, foi o que reuniu mais adeptos com 14 transações.
Aston Martin em perda
A Bentley está entre as marcas que mais cresceram neste segmento (31%), após venderem 25 exemplares nos primeiros seis meses do ano, mais seis do que no mesmo período do ano passado. O modelo Continental (15), que custa 308 mil euros, foi o mais procurado. A Maserati também subiu, ao vender mais cinco unidades. O Maserati Grecale, que não chega aos 100 mil euros, vendeu 18 exemplares.
Já os ingleses da Aston Martin perderam terreno. O DBX, com valores a rondar os 200 mil euros, foi o mais procurado da marca, com 10 unidades vendidas. Os portugueses compraram ainda dois modelos da Rolls-Royce. Um Cullinan e outro Spectre, o primeiro elétrico da marca britânica, que rondam o meio milhão de euros.
Nos elétricos de gama alta, a Tesla vendeu cinco unidades do Model S, por 109 mil euros, e nove do Model X, que se encontra a partir de 114 mil euros.
Destaque ainda para a Porsche que passou de 640 para 889 carros vendidos. A contribuir para este resultado da alemã está o modelo Macan (337 vendas) e o Cayenne Coupé (209).