Mais de 700 voluntários martelam e pintam em família para preparar o evento que este ano é dedicado aos 50 anos do 25 de Abril.
Corpo do artigo
A Festa do Avante arranca na próxima sexta-feira para três dias de concertos, gastronomia e debates na Quinta da Atalaia, no Seixal. A uma semana da abertura, são mais de 700 os militantes e simpatizantes do PCP que preparam os últimos detalhes do certame que este ano vai ter como destaque os 50 anos do 25 de Abril.
São famílias inteiras, militantes com mais de 80 anos e jovens com 13 anos que têm o desafio de montar a Festa do Avante, totalmente feita pelos voluntários de todo o país que escolhem passar as férias a erguer o evento.
No stand da JCP, Daniela, de 25 anos, do Porto, está com os sobrinhos, Gabriela e Alexandre, de 13 e 16 anos, a pintar telas. No stand de Braga, Júlio e Sandra estão com os filhos, Mário e Gabriela, de 3 e 11 anos, para ajudar na montagem do certame.
Por todo o recinto, as várias delegações do PCP vão ter em destaque as lutas locais dos trabalhadores e, para acompanhar, a gastronomia típica de cada região preparada por quem mais sabe: os da terra.
Júlio Balinha, 49 anos, de Guimarães, já participa na Festa do Avante desde 1998. “A montagem na Quinta da Atalaia é a nossa praia”, diz Júlio, com o filho Mário ao colo. “Participar na montagem é um orgulho que todos os anos tenho com a minha mulher e trago para cá os meus filhos para ajudar em tudo e principalmente no convívio entre todos”.
O stand de Braga vai ter em destaque o concelho de Esposende, a proteção do parque natural e as lutas dos pescadores. Sílvio Sousa, de Famalicão, realça a realização de um debate, no sábado, sobre mobilidade. “Braga tem um grande problema de mobilidade e tem de existir uma maior aposta na ferrovia para melhorar as deslocações entre concelhos”. O stand minhoto também vai apresentar exemplares do artesanato de Barcelos e da olaria de Fão.
No stand de Aveiro, a cultura vai estar em destaque e são esperados artistas de rua para animar quem vai provar o leitão da Bairrada, os ovos-moles e as tripas.
Sérgio Godinho vai atuar
Armando Mota e Minervina Silva, de 68 e 66 anos, são um casal de Aveiro que este ano já veio cinco vezes à Quinta da Atalaia. “Montar a Festa, desde os andaimes até às pinturas finais, e depois ver o resultado e como os participantes admiram todo o nosso trabalho é o que nos motiva a vir para aqui”, diz Armando Mota. Minervina quer que o trabalho dos militantes ao longo dos meses faça com que “todos usufruam do espaço em paz, alegria e diversão”.
No stand da JCP, montado essencialmente por jovens, Gabriela, de 13 anos, partilha o sentimento de estar na montagem pela primeira vez. “Aqui falamos todos de igual. Eu tenho 13 e falo com alguém que tem 20 anos como se fôssemos iguais, não acontece lá fora”, diz a jovem que foi desafiada pela tia a participar na montagem.
A Festa do Avante vai ter como cabeças de cartaz no palco principal espetáculos a celebrar os 50 anos do 25 de Abril. Sérgio Godinho e Os Assessores, The Legendary Tiger Man ou Valete são alguns dos destaques musicais.