A RTP Memória apresenta programação especial nos dias seis e sete de março, para assinalar o 59.º aniversário da estação pública portuguesa. Festival da Canção está em destaque.
Corpo do artigo
Na segunda-feira, dia sete de março, às 10 horas, a RTP Memória transmite o primeiro "Grande Prémio TV da Canção Portuguesa", de 1964, certame também conhecido como o Festival da Canção. A estação pública, recorde-se, não irá organizar este ano o habitual concurso e Portugal não participará na Eurovisão.
A decisão da RTP não participar no Festival da Eurovisão é conhecida desde outubro último. "Depois duma longa e ponderada avaliação da nossa participação neste evento e ao mesmo tempo a necessidade de substituir e criar novos conteúdos, decidiu a direção de programas da RTP não considerar este ano o ESC [Eurovision Song Contest] na sua grelha de programação. Depois de algumas dezenas de anos a participar neste grande evento, vamos fazer uma pausa mas fica a promessa de um regresso na edição de 2017", foi comunicado na altura.
A programação dedicada ao aniversário da estação pública começa no dia anterior, domingo, 6 de março, às 22.00, com uma emissão especial de "Traz pra Frente", com Fernando Alvim, Nuno Markl, Júlio Isidro e Álvaro Costa. Uma hora e meia mais tarde, a RTP Memória relembra o mítico "Zip-Zip", com o último episódio do programa de Raul Solnado, Fialho Gouveia e Carlos Cruz, gravado no Teatro Villaret.
[artigo:4821904]
O histórico programa dos anos oitenta, "O Passeio dos Alegres", apresentado por Júlio Isidro, é a aposta para a tarde do dia sete de março, segunda-feira, começando às 15.00. Já o serão da programação especial é preenchido com a gala do quinto aniversário da RTP, às 23.00, e fecha com o documentário "Nós e a Televisão", de António Barreto e Joana Pontes, sobre os efeitos sociais e a influência da televisão nos costumes e nos comportamentos.