Eduardo Bolsonaro, um dos filhos de Jair Bolsonaro, saudou a eleição do número quatro da lista do Chega pelo Porto, Marcus Santos, que é luso-brasileiro. Nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro pediu a Marcus Santos para ajudar a “levantar Portugal”.
Corpo do artigo
Marcus Santos, de 45 anos, é um dos novos deputados do Chega. Nasceu no Brasil, andou pelos Estados Unidos da América e estabeleceu-se em Portugal em 2009, onde casou com uma portuguesa, teve um filho e adquiriu nacionalidade.
O luso-brasileiro foi eleito em quarto lugar pela lista do Chega no círculo eleitoral do Porto e é um dos nomes mais controversos do partido de André Ventura, pelas ideias que defende. Nas redes sociais, após saber que tinha sido eleito, Marcus escreveu que “a extrema-esquerda racista, fascista e a comunicação social mentirosa vão ter que levar com o negão do Chega”.
A publicação foi comentada por Eduardo Bolsonaro, deputado federal no Brasil e filho do ex-presidente brasileiro: “Está a fazer história. Agora é fazer um bom trabalho e levantar Portugal”.
Marcus Santos é vice-presidente da distrital do Porto e ex-lutador profissional de MMA (artes marciais mistas). Atualmente tem um ginásio onde dá aulas. Nasceu no Rio de Janeiro, mas diz que quer morrer em Portugal e que está no país “para defender os portugueses”, sendo por isso contra a entrada de imigrantes, exceto por motivos económicos. Autointitula-se “o negão do Chega”, mas diz que “Portugal é branco” e a “Europa é branca, assim como a África é negra”.