Fim de semana de verão com muito calor. Aviso amarelo prolongado até terça-feira
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu até às 0 horas de terça-feira o aviso amarelo devido ao tempo quente em 14 distritos de Portugal Continental, terminando, este sábado, apenas em Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.
Corpo do artigo
O aviso amarelo emitido para o fim de semana para todos os distritos do país foi estendido até às 0 horas de terça-feira em Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
Já nos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa, para onde está prevista a “persistência de valores elevados de temperatura máxima, exceto na faixa costeira”, o aviso amarelo termina às 18 horas de hoje.
O aviso amarelo é emitido quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para os próximos dias no continente tempo quente com valores superiores à normal climatológica desta altura do ano. Esta subida de temperatura deve-se, segundo o IPMA, “à intensificação de um anticiclone localizado sobre os Açores e o estabelecimento de uma crista associada a esse anticiclone que se estenderá até ao golfo da Biscaia, promovendo o transporte de uma massa de ar de origem continental (quente e seco) sobre a Península Ibérica”.
A temperatura máxima deverá atingir valores acima de 30 graus Celsius na generalidade do território do continente, podendo rondar os 40 graus em alguns locais, nomeadamente do Alentejo, vale do Tejo e vale do Douro.
Apenas alguns locais da faixa costeira ocidental poderão registar valores abaixo dos 30 graus devido à brisa marítima, que será por vezes moderada, em especial durante as tardes.
A temperatura mínima também registará valores elevados, não descendo dos 20 graus em algumas regiões, em particular no sul, vale do Tejo e Beira Baixa.
Mais de 60 concelhos de nove distritos em perigo máximo
Mais de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Porto, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco e Portalegre estão em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Vários concelhos do norte e centro e do Algarve estão ainda em perigo muito elevado de incêndio rural e quase todas as restantes regiões do continente em perigo elevado. O perigo de incêndio rural vai manter-se nestes níveis pelo menos até ao final da próxima semana.
Este perigo, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.