Em contagem decrescente desde o início do ano letivo, a espera parece interminável e tudo gira em torno do mesmo. Está tudo a postos para a viagem de finalistas a Gandia, no Sul de Espanha, que arranca no sábado para mais de nove mil jovens portugueses, 70 da Escola Secundária de Ermesinde.
Corpo do artigo
“Estamos bastante ansiosos e sempre a tentar imaginar como será. Mas só quando chegarmos lá e vivermos a semana é que vamos ter a noção”, aponta Maria Lourenço, sem conseguir disfarçar o entusiasmo. Nas últimas semanas, a viagem é o tópico central das conversas da estudante de 17 anos com as amigas: como se vão organizar, o que vão fazer e que roupas vão levar. Até já têm um “esquema” delineado para aproveitar ao máximo os dias. “Saímos da discoteca, vamos ao hotel tomar o pequeno-almoço, deitamo-nos um bocado e depois vamos descansar para a praia para podermos apanhar sol”, descreve a aluna de Ermesinde, que já avisou o grupo de que vai ser necessário descansar para “conseguir aguentar a semana”.
Sobre os excessos habitualmente cometidos nas viagens, Maria Lourenço garante que não será um problema, uma vez que foi habituada a “definir os limites e a ter noção de quando já chega”. Por isso, convencer os pais até foi tranquilo. “Pensava que ia ser pior, que ia ser difícil a minha mãe deixar-me ir, mas por acaso não, até fiquei surpreendida”.
Férias longe dos pais
A poucos meses de fechar um ciclo, a finalista do 12.º ano que ambiciona tornar-se juíza espera que Gandia lhe proporcione uma semana memorável, cheia de diversão com os amigos. “É uma semana longe dos nossos pais, onde a nossa única preocupação é divertirmo-nos e aproveitarmos ao máximo. É uma liberdade diferente que muitos de nós nunca experienciaram”, sustenta Maria, que garantiu o lugar em setembro.
Além da praia paradisíaca, o cartaz recheado de artistas foi um dos principais motivos para escolher o destino, sobretudo após a confirmação do espanhol Morad, um dos rappers mais conhecidos do momento, que fez esgotar os bilhetes em poucos dias. A expectativa recai ainda sobre as festas temáticas, para as quais comprou “outfits” irreverentes a combinar com as amigas.