Definidos horários para atender contribuintes. Funcionários da Autoridade Tributária queixam-se que estão a desempenhar funções de porteiros.
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A Direção-Geral da Autoridade Tributária determinou, por despacho de 25 de agosto, que, desde 1 de setembro, todas as repartições de Finanças passariam a ter um horário de atendimento presencial. A 8 de agosto, o JN tinha noticiado as queixas dos contribuintes e das ordens dos advogados e contabilistas certificados, por as repartições de Finanças só estarem a atender com marcação prévia. Os trabalhadores dos impostos afirmam que “a existência de um modelo uniforme pode amenizar a conflitualidade”, mas queixam-se que estão a ser obrigados a cumprir funções de porteiros, ao fazerem a triagem.
Desde o dia 1 de setembro, está definido que o atendimento presencial, sem marcação, passa a ser efetuado entre as 9 horas e as 12.30 horas , nos serviços locais de Finanças e serviços integrados em Lojas do Cidadão. Nas alfândegas, delegações e postos aduaneiros, este tipo de atendimento acontece entre as 9 horas e as 13 horas. Relativamente ao atendimento presencial com marcação, acontece entre as 12.30 horas e as 15.30 horas, nos serviços locais de Finanças e entre as 12.30 horas e as 16.30 horas nos serviços integrados em Lojas do Cidadão. Nas alfândegas, delegações e postos aduaneiros, quem tiver atendimento agendado será atendido das 13 horas às 17 horas.