O início do ano letivo vai ter mais cor para o jovem Fernando Viana, 11 anos, do Porto, e tudo graças à iniciativa "Regresso às Aulas", promovida pelo "Jornal de Notícias", em parceria com a Staples e a Opticalia.
Corpo do artigo
"Quando soube que tinha ganhado fiquei contente e muito orgulhoso de mim próprio", diz o estudante, a quem basta estar com atenção nas aulas para ter bons resultados, como são exemplo os sete quatros que preencheram a pauta de avaliação no final do ano.
Oriundo de uma das zonas mais problemáticas da cidade Invicta, foi através do projeto "Cercar-te", do "Espaço t - Associação para Apoio à Integração Social", que surgiu a candidatura do jovem a um dos vales de compras de 500 euros nas lojas Staples e a um dos vales de consulta e óculos graduados da Opticalia no valor de 200 euros. Esta instituição desempenha um papel importante na vida de Fernando. Não só no acompanhamento escolar, mas também por lhe abrir a porta a outras atividades, como a música, o teatro e, especialmente, o râguebi.
E o estudante apaixonou-se de tal forma por este desporto que já é atleta federado. "O râguebi é um desporto divertido, tem regras completas e não é tão agressivo como pensam", salienta o petiz, que sonha, um dia mais tarde, ser jogador profissional e representar a seleção de Portugal.
Quando ao prémio, a mãe Mónica Pereira, 32 anos, desempregada, revela que será para comprar um computador. "É o que está sempre a pedir e agora vou poder dar-lhe", acrescenta. Com quatro filhos a cargo, esta ajuda não poderia ter chegado em melhor altura. "Pedem muita coisa para a escola e nem sempre consigo comprar tudo com o subsídio. Graças ao prémio, o novo ano letivo vai ser melhor", finaliza Mónica.