Corpo do artigo
"A Português preciso de estudar muito em casa. A Matemática a fazer os deveres demoro um bocado. Depois leio tudo outra vez que é para na escola saber", explica Matilde Silva, de oito anos, sobre o método que utiliza para conseguir ter boas notas. Avaliação de excelência que lhe valeu ser uma das vencedoras da iniciativa "Regresso às Aulas", promovida pelo Jornal de Notícias, em parceria com a Staples e Opticalia.
A notícia de que tinha sido uma das eleitas chegou quando foi com a mãe a um café para ler o jornal. "Fiquei feliz, porque queria comprar um computador e um telemóvel", revela a jovem sobre o destino a dar ao prémio da Staples.
Mas a vida de Matilde não se cinge à escola. "Às sextas, depois da escola vou para a dança. Gosto muito de dançar, já participei em espectáculos, e o Santiago [o irmão de dois anos], a mãe e o pai já foram ver dois", conta divertida.
Quando questionada sobre a profissão que quer ter quando for grande é rápida em dizer que gostaria de "ser veterinária" e, também, que sonha "ganhar muito dinheiro no trabalho".
Por seu lado, a mãe, Leonor Rocha, 36 anos, empregada de escritório, conta que a filha tem sido sempre boa aluna. "Não é preciso mandar estudar, mas tem de se estar à beira dela, porque senão ela distrai-se um bocado, mas faz e gosta de fazer os trabalhos", acrescenta esta mãe, referindo que foi pelas excelentes notas que decidiu candidatar a filha. "Aproveitei o facto de ela ser boa aluna e juntar o útil ao agradável. Já que ela queria tanto um computador e nós não lho podíamos dar, esta era uma maneira de o conseguir", justifica Leonor, salientando que o prémio "é muito bom para a Matilde para ela ver recompensado o esforço e para se sentir valorizada".
Nome
Matilde Ferreira Pereira da Silva
Idade
8 anos
Localidade
Perafita/Matosinhos
Ano a frequentar
3.º ano
Aproveitamento
Muito Bom a todas as disciplinas
Quando for grande quero ser
Veterinária