Salvador Sousa, de 8 anos, natural de Fafe, encerrou o ano letivo com “Muito Bom” a todas as disciplinas, o lhe assegurou um dos lugares na lista de 15 vencedores da iniciativa “Regresso às Aulas”, repetindo a mesma distinção que o irmão recebeu em 2020.
Corpo do artigo
“Fiquei muito feliz por também ter ganho. Estudo muito na escola e também tive muitas notas boas. O meu irmão ajuda-me quando tenho dúvidas na matéria. A minha disciplina preferida é Matemática, porque é muito fácil”, diz o premiado, avançando que com o prémio da Staples quer “comprar um tablet e material escolar”.
Mas nem só dos livros anda Salvador à volta. Coloquem-lhe uma bola de futebol nos pés e ele entretém-se bem. “Agora na próxima época vou jogar no Nun’Álvares. No futuro quero ser professor de Matemática e jogador de futsal”, atira certeiro.
Para a mãe, Mara Castro, desempregada há quatro anos devido a problemas de saúde, voltar a ver um filho ser premiado encheu-a de “orgulho”. “Ele ainda estava a dormir quando vi e nem queria acreditar. O Salvador desde que entrou para a pré-escola sempre lhe teceram muitos elogios. Sempre tirou boas notas, mas se falha uma coisa chora logo, pois quer tirar sempre 100%. É muito exigente com ele mesmo”, assinala a encarregada de edução, explicando o porquê da candidatura: “Este ano concorri porque estava a precisar de uma coisa boa na minha vida, que não tem sido fácil nos últimos tempos, e isto veio aliviar um bocadinho a nossa vida”.
Mara Castro prossegue: “O irmão já tinha ganho e ele disse que queria concorrer porque também era bom aluno e expliquei-lhe que não era por ele não ganhar que deixava de ser bom aluno. Também concorri por causa dos óculos, pois está a precisar de umas lentes novas”.
A mãe do premiado salienta, por fim, o impacto que este concurso tem na sua família: “Estas iniciativas têm uma importância muito grande lá em casa, porque são dois a estudar e está tudo muito caro. O mais velho vai para o 3.º ciclo e este agora vai o 3.º ano. Os professores exigem coisas de marca e é muito complicado conseguir dar tudo o que nos pedem”.
Perfil
Nome: Salvador Castro Sousa
Idade: 8 anos
Localidade: Fafe
Ano a frequentar: 3.º
Aproveitamento: “Muito Bom” a todas as disciplinas
Quando for grande quero ser: Professor de Matemática e jogador de futsal