"Quando soube que tinha ganhado os prémios fiquei um pouco nervoso e também muito feliz". Assim descreve João Pedro Santos, 9 anos, da Póvoa de Varzim, a reação que teve quando soube que tinha sido um dos contemplados pela iniciativa "Regresso às Aulas", promovida pelo "Jornal de Notícias".
Corpo do artigo
Refeito da surpresa, começou logo a idealizar onde aplicar os 500 euros da Staples. "A primeira coisa que pensei em comprar foi uma mochila chique. Depois, foi em canetas coloridas e uma secretária para estudar", revela João Pedro, anotando não precisar de passar muito tempo agarrado aos livros para ter boas notas. "Nas matérias que são mais fáceis não preciso de estudar, nas que tenho mais dificuldades, sim", salienta o jovem.
Fora da escola, João Pedro mostra grande aptidão para o atletismo. "Corro pelo Clube de Atletismo da Póvoa de Varzim e já tenho várias medalhas", diz, orgulhoso. Contudo, é veterinário que quer ser quando for grande. E um sonho? "Ir para a Madeira e ser rico. Não é preciso ter muito dinheiro, só um bocadinho".
A mãe, Carla Santos, 36 anos, empregada numa fábrica de conservas, justifica melhor a afirmação do filho: "Vamos dando tudo ao João na medida do que vamos podendo. Daí ele dizer que o seu sonho é ser rico. Não é ter muito, é ter um pouquinho mais".
Tendo recomeçado a trabalhar há apenas dois meses, após alguns anos de desemprego, esta mãe diz que sentiu "uma alegria tremenda e um descanso muito grande" quando soube dos prémios. "Muitas famílias sabem o quanto é difícil e se esforçam para que nada falte aos filhos. Estas surpresas vêm-nos provar que coisas boas acontecem. Por isso, um bem-haja às empresas e ao JN que nos estão a ajudar", finaliza Carla Santos.