Uma delegação da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) irá reunir-se, esta sexta-feira, com a comissária europeia da saúde, Stella Kyriakides, em Bruxelas. A reunião, que contará com eurodeputados portugueses, tem como objetivo debater a atual situação do Serviço Nacional de Saúde (SNS)
Corpo do artigo
De acordo com o comunicado enviado pela FNAM, uma das delegações da federação irá apresentar, a Bruxelas, “um retrato da situação dramática” do SNS e as suas propostas para salvar o serviço píublico de saúde e a recuperação da carreira médica em Portugal.
Há 19 meses que decorrem as negociações entre os sindicatos médicos (FNAM e o Sindicato Independente dos Médicos) e o Ministério da Saúde. No entanto, o acordo não parece estar perto de acontecer. Para os médicos pedem uma atualização salarial tranversal a todos os profissionais, a reposição das 35 horas de trabalho por semana, a reposição das 12 horas de urgência e a reposição do tempo de férias.
A federação tem vindo a denunciar a falta de condições de trabalho e o encerramento de serviços por falta de médicos. Esta sexta-feira, a delegação da FNAM irá reunir-se com a comissária europeia da saúde, Stella Kyriakides, e com os eurodeputados portugueses para debater a atual crise do SNS.
A FNAM irá, ainda, entregar um manifesto internacional, assinado em conjunto com a congénere espanhola Confederação Estatal de Sindicatos Médicos, com propostas para melhorar as condições de trabalho.