Os distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real são os mais afetados por incêndios esta segunda-feira, com o de Vila Nova de Cerveira, que deflagrou sábado, mover mais meios.
Corpo do artigo
A ocorrência mais preocupante é o incêndio florestal que deflagrou sábado em Vila Nova de Cerveira é aquele que envolve mais meios, com 286 operacionais, apoiados por 95 meios terrestres.
O incêndio que deflagrou na freguesia de Candemil e Gondar, que teve início pelas 11.16 de sábado, mantém três frentes ativas em zona de floresta.
O incêndio que lavrava desde domingo numa zona de mato da freguesia de Chamoim e Vilar, no concelho de Terras de Bouro (Braga) já está dominado.
Já o fogo, em zona de mato, que deflagrou na no domingo à tarde, na freguesia de Tourém, Parque Nacional da Peneda do Gerês, Montalegre, distrito de Vila Real, tem agora uma frente ativa, mas reforçou os meios, estando a ser combatido por 75 operacionais, apoiados por 20 meios terrestres.
No concelho de Monção, Viana do Castelo, estão 141 operacionais a combater um incêndio que começou no sábado, apoiados por 46 meios terrestres, e que conta atualmente com duas frentes ativas.
Por seu turno, o combate ao incêndio que lavra na freguesia de Balança, concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga, que teve início pelas 10.10 de domingo, tem agora 82 homens a combater as duas frentes que se mantêm ativas, apoiados por 29 meios aéreos.
Também com duas frentes ativas encontra-se o incêndio da freguesia de Poiares, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, que teve inicio também domingo, com o alerta a ser dado pelas 12.52. O incendio em área de mato está a ser combatido por 55 operacionais, apoiado por 16 meios terrestres.
A "grande intensidade" do incêndio que lavra nas proximidades da aldeia de Castanheira, na Serra D'Arga, em Caminha, levou a proteção civil a retirar a população idosa para um local seguro. Segundo a informação disponível na página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o combate às chamas neste incêndio mobilizada às 13:45, cerca de 363 bombeiros, apoiados por 86 viaturas, um helicóptero e dois aviões pesados.
De acordo com a página da Proteção Civil, estavam 19 incêndios em curso em Portugal Continental pelas 13.45 horas, e desde a meia-noite desta segunda-feira ocorreram 131 fogos.
No domingo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 382 incêndios que foram combatidos por 7.850 operacionais, com o apoio de 2.021 meios terrestres e 125 aéreos.