Medida prioritária do plano de emergência adiada por atraso da tutela. Visitas aos serviços de Urgência começam em breve e mapa de vagas para a especialidade será entregue até junho.
Corpo do artigo
A formação de médicos especialistas em Medicina de Urgência e Emergência só deverá arrancar em janeiro de 2026. A nova especialidade, aprovada em setembro do ano passado, é uma medida prioritária do Plano de Emergência e Transformação da Saúde e o Governo queria que as primeiras vagas abrissem em 2025. Porém, um atraso do Ministério da Saúde na homologação da especialidade obrigou a adiar o objetivo.
Apresentada como uma das soluções para as urgências, a especialidade foi aprovada em setembro do ano passado na Assembleia de Representantes (AR) da Ordem dos Médicos. À data, o objetivo era que o mapa de vagas do Internato Médico 2025, publicado em novembro, já contemplasse a nova especialidade, mas houve um atraso da tutela na homologação da nova especialidade e na consequente publicação em Diário da República, explicou ao JN o bastonário da Ordem dos Médicos (OM).