As temperaturas mínimas baixaram e os termómetros registam valores negativos em algumas partes do país, devido a um anticiclone "bastante intenso" localizado no norte da Península Ibérica. Há quatro distritos sob aviso amarelo por causa do frio, que deverá manter-se toda a semana. Haverá geada, mas não queda de neve.
Corpo do artigo
O cenário foi traçado ao JN por Patrícia Marques, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). "Houve uma descida da temperatura, principalmente da mínima, na noite de domingo para segunda-feira. Na noite desta segunda para terça-feira, haverá nova descida da temperatura mínima", explicou.
Devido ao frio, os distritos de Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança estão sob aviso amarelo até terça-feira. Foi, também, emitido um aviso de nevoeiro. De acordo com a meteorologista, nesta região do interior, "tem-se formado um nevoeiro que se tem mantido ao longo do dia" e que "tem estado a dificultar a visibilidade". Há, ainda, registo de formação de gelo nas estradas.
Em Bragança e na Guarda, segundo a previsão do IPMA, a temperatura mínima é de quatro graus negativos nesta segunda-feira. Já em Vila Real, a mínima é de três graus negativos e, em Viseu, é de menos dois. As temperaturas mínimas estão "abaixo do normal para a época do ano" e as máximas "dentro do expectável".
A alteração desta situação meteorológica só vai acontecer a partir de quarta-feira, 20 de dezembro, devido à passagem de uma superfície frontal fria. Haverá uma ligeira subida das temperaturas e a chuva "fraca" regressa a território nacional.
As previsões voltam a alterar-se na quinta-feira. A chuva desaparece e dá lugar a uma nova descida da temperatura. Para a quadra natalícia, dia 24 e 25 de dezembro, há "uma baixa probabilidade de ocorrência de precipitação". Mas, alertou a meteorologista, "como estamos a uma alguma distância [desse período] essa precipitação poderá não ocorrer". "Temos de deixar passar alguns dias até podermos afirmar se vai chover ou não", frisou Patrícia Marques.