Do futebol ao 13 de maio na Cova de Iria, as eleições legislativas podem coincidir com vários eventos nacionais e internacionais que prometem "atrapalhar" as caravanas dos partidos e o próprio ato eleitoral. As datas em cima da mesa são o 11 ou 18 de maio.
Corpo do artigo
Fado, Futebol e Fátima. Aos três F’s temos que juntar, agora, as eleições legislativas previstas para maio. Nos dois fins de semana que estão na cabeça de Marcelo Rebelo de Sousa para os portugueses regressarem às urnas, não faltam acontecimentos de relevância.
Logo na primeira data apontada, a 11 de maio, o Benfica recebe o Sporting, no Estádio da Luz. O encontro da penúltima jornada do campeonato poderá realizar-se na véspera (ainda está por definir) mas será decisivo para as contas do título e pode terminar com a festa dos adeptos nas ruas. No Porto, mais um dérbi. O Boavista recebe o F. C. Porto no Bessa.
Da febre do futebol para a religião, a primeira data para o sufrágio também coincide com as aparições de Fátima. Nesse dia, antevéspera do aniversário de maio, já milhares de pessoas estarão na estrada a caminho do Santuário.
A verdade é que o 18 de maio também entra nas equações do presidente da República e o calendário não abranda. Nesse cenário, os últimos dias da campanha acontecem ao mesmo tempo que o 13 de maio. E, no mesmo dia, os Napa representam Portugal na semifinal do Festival da Eurovisão. O objetivo é conquistar o bilhete para a grande final do concurso europeu.
Nesse fim de semana, a final da Eurovisão realiza-se no hipotético dia de reflexão nacional, a 17 de maio. E há mais futebol. É nessa ocasião que se disputa a última jornada do campeonato, que poderá ditar o ponto final da corrida ao título de campeão nacional. O Braga recebe o Benfica, na Pedreira, e o Sporting termina a caminhada em casa com o Vitória de Guimarães. Já o F.C. Porto joga com o Nacional no Estádio do Dragão.
O mês de maio pode ainda marcar o início do julgamento da Operação Marquês, com José Sócrates no banco dos réus. A juíza Susana Seca vai marcar a data no dia 17 de março. O prazo para as defesas apresentarem a contestação termina no dia 8 de maio.