Gaia, Matosinhos e Famalicão são os concelhos com mais freguesias desagregadas
Os concelhos campeões nacionais na desagregação de freguesias são Gaia, Matosinhos e Famalicão, que, após as eleições autárquicas do próximo ano, deverão ter 12, 10 e nove autarquias com gestão autonomizada. Porém, os gaienses tiveram um revês importante.
Corpo do artigo
Na margem esquerda do Douro, não é alcançado o pleno na reversão da política de ex-ministro Miguel Relvas, porque foi recusada a separação da união de freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma. Falta saber se os deputados da comissão parlamentar do Poder Local confirmam, esta terça-feira à tarde, a totalidade das aprovações e recusas decididas pelo grupo de trabalho das freguesias.
O relatório do grupo de trabalho que avaliou os processos de desagregação de uniões de freguesia, criadas em 2013 por iniciativa do Governo de Passos Coelho e sob a batuta de Miguel Relvas, será analisado e votado na especialidade. Entre os dias 15 e 18 de janeiro, as decisões da comissão parlamentar terão votação final em plenário. O documento, a que o JN teve acesso, mostra que o distrito do Porto é aquele que mais aprovações tem, com 20 processos de separação autorizados, seguido do distrito de Leiria, com 17, e do distrito de Braga, com 12. Os distritos de Bragança e Guarda não têm qualquer desagregação aprovada.