Máquinas automáticas estão nos hipermercados e há descontos entre dois e cinco cêntimos por embalagem.
Corpo do artigo
Os consumidores já podem depositar garrafas de bebidas em plástico através de máquinas automáticas instaladas nos hipermercados, em troca de talões de descontos. São dois cêntimos por embalagens até meio litro e cinco cêntimos por garrafas maiores, até dois litros, mas este valor poderá ser revisto em alta. Para já, 23 grandes superfícies comerciais integram o projeto-piloto.
O depósito de embalagens de plástico não reutilizáveis de águas, sumos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas pode ser feito nas máquinas instaladas em espaços do Pingo Doce, Continente, Auchan, E. Leclerc e Os Mosqueteiros. Os talões podem ser rebatidos em compras na loja onde as garrafas foram entregues, ou então doados a uma instituição de solidariedade social.
11736161
O projeto tem um financiamento de um milhão e 665 mil euros do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Ação Climática e resulta da candidatura de um consórcio liderado pela Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente.
A implementação do sistema estava inicialmente prevista até ao final do ano passado, mas só arrancou ontem. Segundo o Ministério, as máquinas foram instaladas na área de cada um dos sistemas de gestão de resíduos urbanos, atendendo a critérios de densidade populacional e de participação de grupos da grande distribuição (ver infográfico).
A tutela destaca que pretende incentivar a devolução das embalagens e também garantir "o encaminhamento para reciclagem de elevada qualidade, permitindo a incorporação em novas garrafas de bebidas".
O objetivo é "alcançar-se o cumprimento de metas de recolha (50% do potencial de recolha), de reciclagem (97%) e de incorporação de plástico reciclado na produção de novas garrafas de bebidas (50%)", refere ainda. Noutros países, os sistemas já permitem atingir metas de recolha acima dos 80%.
11306198
O Ministério acrescenta que esta é uma oportunidade para "adquirir experiência e produzir ensinamentos para a definição e implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas em plástico, vidro, metais ferrosos e alumínio, obrigatório a partir de 1 de janeiro de 2022".
Embalagens aceites
Haverá um plano de comunicação e de sensibilização sobre o tipo de embalagens abrangidas. Ou seja, não conterem líquidos ou outros produtos, não serem espalmadas e estarem bem fechadas com as tampas, apresentando o código de barras legível.
Desconto pode subir
O despacho diz que o valor "poderá ser revisto em alta durante o período de funcionamento do sistema, com vista a contribuir para o cumprimento das metas".