Os combustíveis ficam mais baratos a partir de hoje. O gasóleo vai descer 6,5 cêntimos e a gasolina 7,5 cêntimos, estima o Automóvel Clube de Portugal (ACP).
Corpo do artigo
De acordo com a Direção Geral de Energia e Geologia, o preço médio do litro de gasóleo em Portugal custava na sexta-feira (11 de abril) 1,585 euros, enquanto o do gasolina valia 1,744 euros.
Segundo as previsões do ACP, esta semana esses valores vão descer para 1,52 euros / litro o gasóleo e 1,67 euros/litro a gasolina simples 95.
A Deco Protesto aponta alguns dos motivos para a descida dos preços. A associação de defesa do consumidor dá nota, num artigo publicado online, que a perspetiva de uma recessão abranda o consumo, o que poderá levar a uma oferta maior que a procura nos combustíveis, o que leva a uma redução de preços. Outro dos motivos é o facto de estarem a ser produzidos volumes recorde de petróleo, e a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP+) anunciou que mais petróleo vai ser colocado no mercado em maio. "Nas últimas semanas, o preço do barril de petróleo começou a descer e encaminha-se para valores próximos dos 60 dólares por barril", explica a Deco.